A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) abriu o processo seletivo para alunos interessados em ingressar no curso de Especialização em Saúde Pública na modalidade de Educação a Distância (EAD). As inscrições estarão abertas até o dia 10 de julho de 2026 e deverão ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no edital.
A Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública da América Latina (RESP-AL) realizará, no dia 29 de junho de 2026, o webinário "IA na Formação e na Pesquisa em Saúde Pública", reunindo especialistas da América Latina para discutir os desafios, oportunidades e perspectivas do uso da inteligência artificial nos processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento em saúde pública.
Trabalhadores, colaboradores e parceiros do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (ENSP/Fiocruz) participaram de uma programação especial em celebração ao Mês do Meio Ambiente. A iniciativa reuniu atividades voltadas à sustentabilidade, à educação ambiental, à alimentação saudável e à promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Promovida pelo Serviço de Gestão da Sustentabilidade da ENSP, com apoio da Comissão do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho, da Gestão de Apoio ao Trabalho e da Biblioteca Walter Mendes, a ação transformou os espaços do Centro em um ambiente de convivência, aprendizado e troca de experiências.
A Oficina Interna sobre Cooperação Técnica da ENSP com o SUS, realizada dia 11 de junho pela Vice-Direção da Escola de Governo em Saúde (VDEGS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), teve como objetivo refletir sobre os desafios, potencialidades e estratégias da cooperação técnica na saúde pública. O encontro reuniu pesquisadores, docentes, gestores e técnicos da Escola para compartilhar experiências, discutir conceitos e construir caminhos para fortalecer a atuação institucional da ENSP junto ao junto a Sistemas de Saúde. A atividade gerou reflexão sobre as diferentes formas de cooperação desenvolvidas pela Escola ao longo de sua trajetória e sobre como ampliar sua contribuição à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de saúde.
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) celebrou Termo de Execução Descentralizada com o Ministério da Saúde (MS), cujo objetivo é potencializar o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) como espaço de inovação, formação e qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). Para celebrar e marcar o início do acordo, representantes do MS e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS Rio) realizaram uma visita técnica ao CSEGSF na última quinta-feira (11/6).